Pode ser que você pense que a atração e retenção de talentos tem uma ligação direta com o processo de recrutamento e seleção de uma empresa.
Bem, isso é verdade, em parte. Porém, atrair e reter talentos não se trata só de ter os melhores profissionais, mas também da relevância que este time vai ter na gestão e nos resultados do seu negócio.
Por isso, veja a seguir em nosso texto como atrair vai além de recrutar e reter tem a ver com a gestão de talentos. Observe também a relação destas ações com os conceitos de employer branding e employee experience. Boa leitura!
que é a atração de talentos?
Atrair talentos tem a ver com a capacidade de despertar o interesse de bons profissionais em fazer parte do seu time de colaboradores.
Isso começa com seletivos bem construídos, rápidos e com abordagens claras e sem mistérios em torno de salários e benefícios.
Assim, as expectativas do mercado são atendidas e o interesse dos talentos são despertados em fazer parte do seu time e permanecer nele.
Algumas outras dicas valiosas para atrair talentos são:
- Promover o fit cultural: o que faz com que os profissionais se alinhem com os valores da empresa;
- Reconhecer os valores e habilidades mais importantes para o negócio: entra aí o conceito de employer branding, quando a organização está consciente de seus princípios e faz seus colaboradores satisfeitos;
- Ter um bom programa de benefícios: que sejam benefícios reais, pois não é de hoje que vale alimentação e plano de saúde são o mínimo que grandes talentos esperam de uma empresa.
Retenção dos talentos
Após a atração dos talentos, a capacitação dos mesmos requer um alinhamento com os valores empresariais, com ideias, orientações e estratégias que deem sentido à atuação de cada colaborador e que almejem o sucesso coletivo.
Assim, muitas vezes são necessários cursos de capacitação, treinamento e especializações, além de uma verdadeira vivência do ambiente de trabalho para que haja a adaptação do funcionário ao ambiente de trabalho.
Neste ponto da jornada está inserida a employee experience, ou a experiência do colaborador. A experiência do funcionário nas empresas envolve elementos que superam a remuneração e as recompensas mais corriqueiras. Ela tem a ver com qualidade de vida no trabalho e um ambiente saudável, que permitam ao funcionário crescer e se desenvolver dentro da empresa.
Então, algumas dicas para a retenção de talentos na sua empresa são válidas. Seguem:
- Desenvolver uma cultura de feedback;
- Disseminação de conhecimento entre colaboradores, com gestão da informação;
- Cooperação entre diferentes níveis e departamentos;
- Transparência, consciência e adoção de objetivos em comum;
- Distribuição de responsabilidades em todos os níveis;
- Programa de reconhecimento pela conquista de metas, com recompensas reais;
- Lição de um plano de carreira com oportunidades de crescimento na empresa.
Como uma empresa especializada pode ajudar você a atrair e reter talentos?
Com a VeroRH é muito mais fácil conseguir atrair os profissionais que você precisa. Afinal, atração de talentos é um dos nossos principais canais de comunicação.
Acreditamos que processos seletivos personalizados, com avaliação rigorosa do candidato, dinâmicas de grupo, aplicação de testes psicológicos e em linha com o perfil desejado trazem mais segurança às empresas, embasam o processo de escolha dos profissionais e reduzem os riscos de insucesso das contratações.
Acesse nosso site e entenda como funciona a parceria entre a VeroRH e a sua empresa.